CONSULTAS

Para consultas, além da "Caixa de pesquisa" em cima à esquerda podem procurar em "Etiquetas", em baixo do lado direito, ou ver em PÁGINAS, mais abaixo ainda do lado direito, o "Mapa do Blogue"

Este blogue pode ser visto também em

17 de abril de 2012

453-Algumas árvores e arbustos da Guiné


Flora
Podem, de uma maneira geral, considerar-se os seguintes tipos, segundo Gomes e Sousa (*):
1.º) floresta hidrófila,
2.°) floresta mesófila,
3.°)  floresta xerófila,
4.°)  mato aberto xerófilo,
5.°)  capinais.
Floresta hidrófila. - Abrange toda a vegetação que acompanha os cursos de água doce ou salgada, e as depressões de terreno, com excepção . das lalas e bolanhas. Fazem parte desta formação os mangais (**), que constituem as galerias florestais dos solos salgados, e as galerias florestais dos solos não alagados.
Floresta mesófila. - Caracteriza-se pelo seu duplo aspecto fisionómico em relação com a estação em que é observada, apresentando na época das chuvas o aspecto de floresta pluviosa, e no tempo seco o de floresta clara (sub-xerófila).
Floresta xerófila. - Caracteriza-se pelos tipos biológicos de· folhas caducas, formados por árvores e arbustos dispersos, com intervalos povoados por grarníneas.
Mato aberto xerófilo. - Difere do anterior pela dominância das gra­míneas, com arbustos raquíticos e rizomatosos.
Capinais. - Plantas anuais dos terrenos secos ou húmidos, com alguns arbustos esparsos, geralmente sujeitas a queimadas anuais.

(*) Notas sobre a flora da Guiné Portuguesa / António de Figueiredo Gomes e Sousa, In Boletim geral das colónias. - Ano V, nº 44 (Fevereiro de 1929).
(**) No crioulo da Guiné, os mangais são impropriamente designados por tar­rafes, devido à sua semelhança com o verdadeiro tarrafe, muito abundante nas costas cabo-verdianas. 



Sem comentários:

Enviar um comentário