CONSULTAS

Para consultas, além da "Caixa de pesquisa" em cima à esquerda podem procurar em "Etiquetas", em baixo do lado direito, ou ver em PÁGINAS, mais abaixo ainda do lado direito, o "Mapa do Blogue"

Este blogue pode ser visto também em

3 de dezembro de 2011

313-A educação na Guiné durante o colonialismo


Autor deste artigo publicado na revista online da Biblioteca Professor José Martins, Campinas, SP, v.1, n.4, out. 2000:
Lourenço Ocuni Cá nasceu na Guiné-Bissau em 12 de Dezembro de 1968. Fez seus estudos primários e secundários neste país. Iniciou o estudo superior na Faculdade de Direito de Bissau tendo abandonado depois de concluir o primeiro ano para continuar seus estudos no Brasil após conseguir uma Bolsa de Estudos a fim de Cursar Letras e Lingüística na Universidade de Campinas – UNICAMP em São Paulo, Brasil.
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação, política educacional da Guiné-Bissau, negritude e educação popular. Entre outras qualidades que Professor Ocuni Cá possui ele recebeu Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Cuiabá em 2008.
Professor Ocuni Cá é Consultor da UNESCO, publicou vários artigos e livros, entre os quais, respectivamente: A Democracia na África pela Consciência/SBPC/2005; A Contribuição de Paulo Freire na Organização do Sistema Educacional da Guiné-Bissau, EdUFMT/CAPES, 2007;  A Constituição da Política do Currículo na Guiné-Bissau e o mundo Globalizado: EdUFMT/CAPES,2008. 
Professor Ocuni Cá foi alfabetizado pelo Método Paulo Freire em Biombo e hoje é um dos difusores deste método nas Universidades Brasileiras, nomeadamente no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Sem comentários:

Enviar um comentário