(Texto de Daniel de Matos)
Infelizmente, o meu amigo Daniel de Matos, autor desta linhas, faleceu no dia 13 de Novembro de 2011
15 de Maio
Terça? Quarta? Digamos, tão-só, que estava a romper o dia 15. Já tínhamos mastigado um pedaço de casqueiro besuntado com manteiga, bebido um copo de leite tornado em tons de creme com o café-chicória do costume e perfilámo-nos junto às viaturas, aguardando as ordens do capitão, em Farim. Os nossos dois pelotões, um grupo de combate da Companhia Africana Eventual de Cuntima e o GEMIL (Grupo Especial de Milícias) 322, de Jumbembém, seguem motorizados até Binta, que efectivamente não dista muito da vila. Como se circula em razoável piso, o andamento é rápido. Apeamo-nos à chegada, metemos bala na câmara e, sob o comando do capitão Pereira da Silva, da 2ª CCaç do BCaç 4512, de Jumbembém, começamos prudentemente a caminhada que, avisa-me um camarada que conhece o trajecto, não será pêra doce, deveremos dar corda aos sapatos e caminhar entre dezassete a dezoito quilómetros. Organizamos então duas filas em que os homens, mantendo distâncias generosas dos camaradas da frente, se põem em andamento, tão devagar quanto o dita o rigor da picagem, pois é garantida a existência de minas ao longo do percurso. Entre os talvez quarenta metros que separam as duas filas humanas seguem as viaturas, à boleia das quais apenas se vislumbram os condutores, rodeados de sacos de areia, para melhor protecção dos corpos e para fazer peso e evitar que a viatura seja projectada, caso um pneu aziago accione o engenho mais inopinado. Na frente, a rebenta-minas, uma Berliet já amachucada, leva tanto saco sobre as rodas e na carlinga que o condutor se vê em palpos de aranha para espreitar a trajectória a seguir, parece guiar de pé. Não leva mais viaturas no encalço, a que se segue vem lá muito para trás, a não menos de duzentos metros.
Ouvimos, bem de longe, dois rebentamentos e depois uma série de rajadas. Parámos. Cada pelotão leva um rádio AVP-1 e somos informados que uma força vinda de Guidaje ao fazer rebentar minas fora emboscada logo em seguida. Soubemos mais tarde tratar-se dos fuzileiros especiais que chegaram a Guidaje no dia 12 (DFO-3 e DFO-4) e que tentavam cruzar-se connosco e regressar a Farim. A única coisa que conseguiram foi o revés de mais sete feridos, cinco na emboscada e dois (graves), cada qual accionando a sua mina.
As minas são cada vez mais as armas que mais baixas provocam nesta guerra e as que maiores temores causam dum lado e doutro das barricadas. Usadas isoladamente ou no despoletar de emboscadas, estima-se que mais de metade das baixas das forças armadas foram ocasionadas devido a minas e armadilhas, e isto nos três teatros de guerra. E muitas dessas minas foram detectadas em devido tempo, poderão ter posto os nervos em franja aos sapadores e aos camaradas que, como eu, foram “formados” em Tancos, na Escola Prática de Engenharia, mas nada mais do que isso. Só no ano transacto (1972) o PAIGC teria à volta de quinhentas minas e armadilhas implantadas no terreno (perto de quatrocentas antipessoal e de cem anticarro, das quais foram neutralizadas cerca de trezentas e setenta. E nem todas as armadilhas são montadas com engenhos sofisticados: uma simples granada de mão presa a uma estaca ou num tronco de árvore, com um fio-de-tropeçar atado à cavilha de segurança e esticado a partir do outro lado dum trilho, pode ser armadilha eficiente e, logo, fatal!
Damos com as viaturas desventradas pelas minas e por combates recentes. Há peças espalhadas ao longo de centenas de metros, pedaços de bancos, jantes, faróis, chaparia amarrotada como folhas de papel. Mas nem tudo foi destroçado pelo IN. No dia 9 a força aérea avistou sobre as viaturas abandonadas guerrilheiros a descarregar o material, e não era pouco, (recorde-se que pertenciam a colunas de reabastecimento e em geral levavam armas e munições, em especial Morteiros 81 e respectivas granadas). O capitão José Manuel Pinto Ferreira (hoje tenente-coronel piloto-aviador, já reformado) recebeu instruções para bombardear as viaturas por forma a tudo destruir, e assim fez! O bombardeamento foi tão intenso que o ferro-velho se alastrou por alguns quilómetros. Mas veio-se a apurar que as bombas já foram algo tardias, pois muitos morteiros e munições já haviam sido apanhados pelo PAIGC, provavelmente durante a noite.
Tentamos contornar os campos de minas, rasgando uma nova passagem, paralela à existente. A planura e o facto da vegetação não ser muito densa facilitam o trabalho. Enquanto na frente as milícias picam o terreno nos desvios que o capitão pretende efectuar, calhou-me ficar instalado cerca de um quarto de hora a metro e meio de um cadáver. Com tanta mosca a levantar voo do meio das larvas e da carne putrefacta e a cirandar sobre a minha cabeça, eu não ter vomitado os fígados já foi acto de grande heroicidade! O estado em que se encontra não permite apurar se é branco ou preto nem que tipo de farda será o que resta da sua. Embora eu não os veja do local onde estou, oiço dizer que também há (ou houve) corpos de guerrilheiros abandonados por ali. O sangue seco tingiu completamente da mesma cor o camuflado, tornando muito difícil a destrinça. Os corpos expostos ao sol e ao calor estão já em decomposição, o cheiro e o aspecto são asquerosos…
Os sete ou oito quilómetros que se seguem demoram três horas a transpor. Depois disso, a marcha é mais célere e, por fim, respiramos de alívio e avistamos a aldeia, um punhado de moranças, um grosso embondeiro, palmeiras espaçadas, um pequeno grupo de soldados africanos na recepção a dar-nos indicações, já as sabíamos mais ou menos, caminhar sempre pertinho das valas e procurar abrigos. Aos soldados é indicada a caserna (penso que um antigo armazém) onde devem instalar-se, podendo levantar colchões e mantas logo ali ao lado.
Para nos ter deixado chegar ao destino, o PAIGC ou nos preparava um grande castigo ou nem teria sequer desconfiado que alguém nos tinha deitado ao caminho e só por isso corremos o percurso de Binta à fronteira sem uma beliscadura física (mentais permaneceram umas quantas, vida fora).
A crise militar já estava de tal modo instalada que, já neste dia 15 de Maio, se efectua uma alta reunião de comandos em Bissau para debater a situação. Spínola convocou os comandantes dos três ramos das forças armadas, – exército, força aérea e marinha, – o comandante adjunto operacional, o chefe do estado-maior do comandante-chefe e os chefes das repartições de operações especiais. Na reunião, o brigadeiro Leitão Marques alerta que o PAIGC “está a preparar as necessárias condições para a conquista e destruição de guarnições menos apoiadas por dificuldade de acesso (Guidaje, Buruntuma, Guileje, Gadamael, etc.), a fim de obter os êxitos indispensáveis à sua propaganda internacional e manobra psicológica, – e isto está já ao alcance das suas possibilidades militares”.
O momento não dá para satisfazer grandes curiosidades, mas sempre percebemos que a linha de fronteira com o Senegal fica mesmo em frente, à perpendicular dos nossos olhos. A extrema da pista de aviação já é estrangeiro e numa boa parte do arame farpado bem poderíamos instalar a alfândega! Sobre as árvores que avistamos a cerca de duas centenas de metros garantem-nos que há “turras” a vigiar-nos e a atacar-nos quando querem. Certamente que já deram pela nossa chegada, contemos então que não demorem a dar-nos as boas-vindas com o fogo de artifício de canhões sem recuo, morteiros e foguetes (passariam, no entanto, as primeiras horas sem se confirmar o esperado ataque).
Por toda a parte existem valas, algumas de escavação recente. Circundam todo o quartel e ligam todos os edifícios, um por um, independentemente da dimensão. O furriel Machado, que é de Valpaços, vem com o contacto (leia-se cunha) de um furriel também transmontano, de Vimioso, que ali se encontra, e de um primeiro-cabo do pelotão de artilharia, para cujo abrigo nos dirigimos eu, o próprio Machado e o Ângelo Silva. O abrigo do Obus 10,5 ao fundo, é subterrâneo e a dois passos da fronteira. Em redor do Obus há uma circunferência desenhada por bidões atulhados de terra e bem encostados uns aos outros. No sítio onde faltam dois bidões é a entrada, que dá directamente acesso às valas e à portinhola do quarto (abrigo subterrâneo).
O “dono” do quarto é um furriel pertencente ao Pelotão de Artilharia nº 24, que está ausente, de férias na metrópole. Deixara naquele buraco meia dúzia de coisas, entre as quais a cama, um baú e um gravador de bobinas vertical Akay, (que virão a desfazer-se…) O quarto é acanhado. Da porta descaem cinco degraus irregulares, altos e toscos, e do lado esquerdo, encostadas cada qual à sua parede, estão duas camas, – a dele e a ocupada pelo nosso cabo artilheiro que o ficou a substituir naquele posto. Não cabe mais nada, o “corredor” entre as camas quase nem permite que duas pessoas se cruzem. Cá em cima, à superfície, o tecto do abrigo lembra um enorme quisto. Presumo a existência de uma placa de cimento, que não é visível por ter em cima duas fiadas de troncos de madeira bem unidos e cobertos de uma camada redonda de terra, como as que cobrem muitos fornos de aldeia. Aparentemente, é o local mais seguro pois não se imagina que uma granada qualquer consiga destruir um tecto daqueles.
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